
Jacutinga, uma charmosa cidade situada no extremo sul de Minas Gerais, com clima agradável cercada por belas montanhas da Serra da Mantiqueira, Estância Hidromineral, tem suas raízes na imigração italiana, que trouxeram a habilidade de tecer e bordar, e no decorrer de 120 anos nos tornamos referência nacional na fabricação de malhas e tricô. Sua localização privilegiada nos presenteia com paisagens incríveis, cachoeiras, fontes de água mineral, com isso o turismo oferta uma grande variedade de atrativos como trilhas ecológicas, turismo rural, tirolesa.
Pico da Forquilha
O Pico da Forquilha em Jacutinga Minas Gerais e tem um pouco mais de 1.200 metros de altitude.
Através de estradinhas de terra da para se chegar bem próximo a montanha, restando pouco menos de 1,5 quilômetros até o cume.
Pela estrada tem uma subida constante mas dá pra chegar sem grandes esforços, ja na parte final que é a trilha na montanha, tem uma subida bem demarcada e debaixo das árvores, ela é um pouco ingreme, mas com calma também é possível até para pessoas sedentárias. A paisagem do cume é deslumbrante e completa, uma bela caminhada para uma manhã de domingo.

Igreja Matriz de Santo Antônio
A construção é uma das mais antigas do município. Suas obras de artes a tornam ainda mais valiosa. Como por exemplo, o relógio, fabricado em Jacutinga por Lourenço Fernandes, ou o entalhe na porta principal, feito por João Pinheiro de Oliveira Pires. Seguindo para seu interior, encontram-se vitrais, murais e telas, com destaque para as cópias feitas pelo artista Antônio Volponi, tiradas de cartões do renomado pintor alemão Fugel, que segue o estilo expressionista, e do pintor italiano Fra Bartolomeo.

Parque Primo Raphaelli
O Lago Municipal ou Parque Primo Raphaelli é um dos lugares mais visitados pelos turistas que chegam a Jacutinga. O local é propício para uma boa caminhada na pista de cooper ou até pedalar na pista de bicicleta. O Parque conta ainda com uma infraestrutura para festas, um centro de lazer para crianças e academia ao ar livre, campo de bocha, pista de skate, quadras esportivas, além de quiosque.

Antiga Estação Ferroviária
A estação de Jacutinga foi inaugurada em 1897. Em 1918 recebeu o nome de Silviano Brandão. Antes da estação ser ligada à Rede Mogiana, o que somente ocorreu em agosto de 1898, com a entrega da estação de Sapucaí (distrito de Jacutinga), as cargas eram transportadas até Eleutério (no estado de São Paulo) por 3 km em “carros e tropas”. A estação também teve um importante papel na Revolução de 1932.

Praça Francisco Rubim
Com seu bonito coreto e jardins, a Praça da Matriz é um ponto de referência da cidade. Nos fins de semana é frequentada por jovens. A praça também é cercada por lojas de roupas em linhas e malhas, além de lanchonetes, cafés e sorveterias.
